O Instituto MAS Pesquisa de Mercado tem como uma de suas especialidades o estudo da viabilidade de investimentos em novos negócios (produtos, serviços e abertura de empresas) para Instituições Privadas, Públicas e Terceiro Setor, nos seus mais variados ramos de atividades. A partir da pesquisa científica de mercado é possível ter acesso a informações estratégicas a respeito da viabilidade, dos prós e contras, de um novo negócio.
No mercado, excelentes oportunidades de negócios não são percebidas e/ou são exploradas de maneira que definitivamente não surtem o efeito esperado pelo investidor. Essa realidade é vista nas áreas comercial, pública e social. Um produto só se transforma em mercadoria quando posto no mercado. Quem compra, consome ou usufrui é quem detém a informação principal a respeito daquilo que será oferecido.

Sua experiência no estudo para novos negócios acumulou-se de inúmeros trabalhos já realizados para empresas e organizações que investiram ou mudaram estratégias de atuação a partir da pesquisa científica realizada pelo instituto.