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Informações Técnicas

 

O que você não sabe, MAS precisa saber a respeito de seus clientes?

Nosso ambiente de Marketing está constantemente mudando, e para ficarmos mais competitivos ou para sobrevivermos, precisamos lidar com as exigências que incidem na sociedade.
O que você precisa saber mais a respeito de seus clientes?

Fundamentalmente é esse personagem (clientes) o principal responsável pelo sucesso ou o insucesso de um empreendimento. Todo esforço é desenvolvido no sentido de atendê-lo e satisfazê-lo de forma que ele adquira e continue adquirindo produtos e serviços.
Neste sentido as perguntas "quem", "quando", "como", "quantos", "onde" e "porque", são perguntas que devem ser respondidas antes, durante e após a aquisição de produtos e serviços desenvolvidos por empreendedores.

As respostas destas perguntas são imprescindíveis para se estabelecer qual é o comportamento dos clientes. Da mesma forma, que poderá auxiliar na preparação de possíveis mudanças de comportamento e perfil.

Como você pode estar preparado para esta mudança?

No mercado competitivo temos que estar atentos aos nossos concorrêntes, pois eles são o destino dos clientes insatisfeitos. Neste sentido, cabe a todo o momento acompanhar e identificar suas estratégias, medir suas forças e fraquezas específicas para captar uma maior participação no mercado.

Quais são as vendas atuais por linha de produto/ cliente/ tipo de cliente/ região de venda?
Quais são as participações atuais no mercado por linha de produto/ tipo de cliente/ região de venda?
Qual é a imagem do seu produto/ empresa entre os clientes, concorrêntes e o grande público?
Estas são perguntas fundamentais para se estabelecer o que é provável acontecer com seus concorrêntes no futuro.

As variáveis no processo de mudança no comportamento do cliente:

Vários fatores interferem no processo de escolha de um produto/serviço, um dos quais refere-se exclusivamente a qualidade e o grau de dedicação do fornecedor. Fora isso, extremamente importante é a maneira que se agrega valor a este produto/serviço. Sendo a propaganda o carro-chefe.
Temos ainda os fatores externos ou conjunturais, que tem na concorrência um principal fator de instabilidade, porém o ambiente social e político são relevantes, na medida em que medidas econômicas, mudanças na legislação, surgimento de novas tecnologias e o cenário internacional também determinam o comportamento do cliente, sobretudo no que se traduz no poder de compra e na segurança para aquisição de produtos/serviços.