Proposta por Rafa Zimbaldi, lei estadual do Dia do Sociólogo em São Paulo é sancionada

Posts Recentes

O sociólogo e diretor do Instituto MAS Pesquisa, Marcos Agostinho Silva, e membros da ANASOBR (Associação Nacional dos Sociólogos e Sociólogas do Brasil) foram recebidos na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) pelos deputados Rafa Zimbaldi (PL) e Mauro Bragato (PSDB), no dia 1º de dezembro.

No gabinete de Rafa Zimbaldi, a agenda dos membros da ANASOBR, incluindo Marcos Agostinho Silva, também integrante da entidade, foi o registro do agradecimento formal ao parlamentar pelo apresentação do Projeto de Lei 1043/2019, que instituiu no Calendário do Estado de São Paulo o Dia do Sociólogo, a ser comemorado anualmente no dia 10 de dezembro, por meio da Lei Estadual 17.466, sancionada no último dia 3 de dezembro

Já na visita ao deputado Mauro Bragato (PSDB), um dos decanos do Parlamento Paulista, ocorreu para dialogar sobre a criação do cargo de sociólogo no Poder Judiciário. Foi apresentado a Bragato o ofício que foi encaminhado para o governador João Doria acerca do tema. Bragato se comprometeu a encaminhar o pleito feito ao governador para o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP).

A pauta das agendas é de suma importância para todos os sociólogos e sociólogas que atuam também no Poder Público no País, e por este motivo é que a ANASOBR vem realizando em todo o território nacional campanhas para iniciativas como as dos deputados Rafa Zimbaldi e Mauro Bragato possa ser multiplicadas. 

Hoje a ANASOBR está empenhada em várias ações, como o Dia do Sociólogo (Municipal, Estadual e Nacional), Pesquisa sobre o Perfil do Sociólogo e Socióloga no Brasil, criação dos cargos de sociólogo no Poder Judiciário (em todos os tribunais brasileiros e Vara da Família, Infância e Juventude) e a abertura de vaga para consultor técnico legislativo com graduação em Ciências Sociais em todas as assembleias estaduais e câmara municipais do Brasil.

Participaram desta agenda os sociólogos: Ricardo Antunes de Abreu, sociólogo e presidente da ANASOBR, Flávio Rogério Logan, sociólogo e diretor da ANASOBR, Marcos Agostinho Silva, sociólogo, cientista político e diretor do Instituto MAS Pesquisa, Marcos Carvalho, administrador de empresas, bacharel em Direito e ex-chefe de Gabinete do ex-deputado Chico Sardelli, Mateus Rosa Tognella, sociólogo, cientista político e primeiro vice-presidente da ANASOBR.